A 15 de janeiro do ano corrente, decorreu, em formato virtual, a Escola Europeia de Inverno, no âmbito do Projeto Europeu “Walk the Global Walk: Mobilizar os jovens europeus em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.

O evento envolveu mais de 70 participantes, incluindo representantes dos 11 países parceiros do projeto — a Albânia, a Bósnia & Herzegovina, a Bulgária, a Croácia, o Chipre, a França, a Grécia, a Itália, Portugal, a Escócia e País de Gales. Contou, ainda, com a participação de intervenientes externos, a convite de todos os parceiros, designadamente Kirsty Leask, gestora de projeto “Aprender para a Sustentabilidade da Escócia”, Nicola di Virgilio, investigador da Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural, em representação da União Europeia, e membros de Municípios Locais:  Giorgos Antonopoulos do Município de Fyli, Grécia e Catarina Conde do Município de Vila Franca de Xira, Portugal.

A Escola Europeia de Inverno foi uma das atividades planeadas, em 2020, por todos os stakeholders do projeto. Neste encontro virtual, constituíram momentos muito significativos a partilha do Manifesto sobre a Crise Climática, elaborado pelos alunos e jovens líderes de várias escolas, e, em particular, a sua entrega às entidades competentes, incentivando-as a assumirem os seus compromissos e tomarem medidas educativas e ambientais mais sustentáveis e que contribuam para mitigar as consequências que tanto afetam negativamente o Clima.

Sublinhe-se que o Manifesto sobre a Crise Climática foi concebido a partir de uma discussão envolvente e informada entre os alunos que decorreu antes e durante a Escola Europeia virtual de Inverno e resultou num debate profundo e bastante informado em que participaram esses jovens, os responsáveis educativos e profissionais de sustentabilidade, focando as medidas urgentes contra a mudança global do clima e os seus impactos e impactes para que se alcançasse o ODS 13, cumprindo a Agenda 2030.

O Manifesto não só reflete dois dos mais significativos propósitos ambientais dos alunos — a reciclagem e o menor uso do plástico — mas também formaliza um apelo para um maior financiamento em matéria de educação ambiental, nas escolas e na sociedade.

Na Escola Europeia de Inverno salientou-se o potencial dos jovens como futuros agentes de mudança e líderes climáticos, pelo que importa que sejam ouvidos e envolvidos nas tomadas de decisões, para que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável sejam alcançados.

Alinhado com a Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento 2018-2022, o projeto “Walk the Global Walk” tem como objetivo ampliar os espaços de promoção da Cidadania ativa por parte dos jovens e potenciar o seu envolvimento em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).  Mais sensibilizados para os ODS 11, 13 e, agora, para o ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes, os jovens terão um papel ativo numa sociedade em transformação.

O projeto é cofinanciado pela Comissão Europeia ‒ Linha de Educação para o Desenvolvimento ‒ e pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I.P., tem a duração de 36 meses e envolve 11 países e 20 entidades parceiras. Nele participam, a par de Portugal, a Itália, a França, o Chipre, o Reino Unido (País de Gales e Escócia), a Grécia, a Croácia, a Bulgária, a Roménia, a Bósnia e Herzegovina, a Albânia e 11 organizações da sociedade civil (OSC). Cada país está representado por um Município e uma OSC, as quais colaboram na qualidade de parceiros técnicos das autarquias.

Mais informações em:


This website was created and maintained with the financial support of the European Union. Its contents are the sole responsibility of CARDET and its project partners and do not necessarily reflect the views of the European Union.
[Project number: CSO-LA/2017/388-223] - Privacy Policy