No dia 20 de junho, teve lugar a última sessão de capacitação de professores, realizada por videoconferência, e que contou com a presença de representantes das entidades parceiras do “Walk Global Walk” — a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, a AIDGLOBAL e os 30 professores das 10 Escolas do Conselho de Vila Franca de Xira que integram o projeto.

O encontro permitiu que, em conjunto, fossem abordados diversos temas relativos às atividades desenvolvidas em cada escola, ao longo do período letivo, à avaliação final do segundo ano de vigência do projeto, à preparação do ano III e à Escola Nacional de Inverno, que decorrerá no mês de dezembro.

Nessa reunião virtual, fez-se o ponto de situação das ações previstas e desenvolvidas, tendo-se concluído que algumas das escolas conseguiram realizá-las antes e durante o período de confinamento, se bem que muitas tivessem de ser adaptadas aos meios digitais e canceladas outras.

Das atividades desenvolvidas pelos professores e seus alunos, destacaram-se várias ações de sensibilização em torno dos ODS em geral, sobretudo do ODS 13, entre as quais são de assinalar a recolha e separação de resíduos, a petição à ONU relativa à Proteção dos Direitos dos Refugiados Climáticos, desafios e concursos digitais, todos eles pretendendo alertar  para importância da Educação para a Cidadania Global como contributo não só para a formação de jovens como também para a  promoção de comunidades mais ativas na defesa do ambiente e, ainda, para o fortalecimento do espírito de cidadania, fundamental para um mundo mais justo e equilibrado. Em suma, visaram a sustentabilidade do Desenvolvimento, lema do Walk the (Global) Walk — “mobilizar os jovens em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.

A situação atual de pandemia levou a que os intervenientes no projeto  tivessem de enfrentar uma série de desafios e complexidades, o que constituiu um excelente momento para a implementação de metodologias alternativas no formato de educação à distância e uma oportunidade para potenciar um processo de transformação digital e inovação pedagógica que o “Walk Global Walk” tem vindo a  promover. As circunstâncias tornaram os alunos mais autónomos no seu processo de estudo à distância, incentivaram o espírito de colaboração e de aprendizagem mútua entre professores e alunos, multiplicaram  os intercâmbios e partilha de experiências entre escolas, intensificaram o trabalho colaborativo entre docentes, diversificaram as interligações entre entidades parceiras — AIDGLOBAL, CMVFX, Juntas de Freguesia, Universidade Nova de Lisboa, Conservatório Regional de Silva Marques, proporcionaram uma maior difusão das realizações nas redes sociais e plataformas digitais e levaram a  um  significativo  envolvimento das famílias.

Nesta sessão, foi, ainda,  feita  a avaliação das várias dinâmicas que integraram a 2ª edição do projeto, relativamente à Formação de Professores, aos Cursos Educativos, com sessões em sala de aula (In class activities), Workshops de Liderança (Induction Workshop) e  de Planeamento da Ação (Action Planning Day), Atividades entre pares – (Peer to Peer/P2P activities) e a Caminhada Global pelos ODS – Global Walk, que, apesar dos constrangimentos, tiveram um balanço positivo face à atual situação de pandemia. Constatou-se um grande empenho por parte de todos, com destaque para os alunos e professores, que demonstraram capacidades de (re)criação e colaboração.

Apesar das dificuldades sentidas, as realizações previstas foram pautadas por sentida criatividade e espírito de equipa, constituindo um sucesso assinalável e superando as expectativas. Por último, foram selecionados os 4 professores que participarão na Escola Nacional de Inverno, cuja realização se prevê de 18 a 20 de dezembro, em Vila Franca de Xira, e na qual irão, também, estar presentes 20 líderes, 2 por cada escola.

O Walk the (Global) Walk é cofinanciado pela Comissão Europeia ‒ Linha de Educação para o Desenvolvimento ‒ e pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I.P. Tem a duração de 36 meses e envolve 11 países e 20 entidades parceiras, incluindo a AIDGLOBAL, em parceria com o Município de Vila Franca de Xira.

 


This website was created and maintained with the financial support of the European Union. Its contents are the sole responsibility of CARDET and its project partners and do not necessarily reflect the views of the European Union.
[Project number: CSO-LA/2017/388-223] - Privacy Policy