Dia 17 de junho fez-se história! Entre as 15 e as 17 horas mais de 200 participantes caminharam virtualmente em prol do ODS 13, Ação Climática, com objetivo de sensibilizar os governantes e a opinião pública para a tomada de medidas urgentes, que visem reforçar a resiliência e a capacidade de adaptação aos riscos relacionados com as alterações climáticas, a saúde e bem-estar, os ecossistemas e a economia.

 

O encontro estava marcado no Instagram, no Youtube e na plataforma Zoom Meeting. Responderam à chamada alunos e professores de 10 escolas do Concelho de Vila Franca de Xira e 20 entidades que, a uma só voz, caminharam virtualmente numa iniciativa repleta de momentos emotivos, num ano letivo particularmente exigente devido à pandemia de COVID-19. Este momento superou todas as expectativas mostrando à comunidade e às entidades organizadoras que iniciativas como o “Walk The Global Walk” fazem valer todo o investimento na promoção de um mundo mais justo e sustentável.

Vamos a novidades: este ano a Caminhada Global ODS teve um embaixador. Pedro Luzindro ator, humorista, guionista e músico foi a personalidade escolhida para conduzir o evento que iniciou com um momento institucional, a cerimónia do corte da fita, por parte da Presidente da Direção e fundadora da AIDGLOBAL, Susana Damasceno, e do Diretor do Departamento de Educação da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Pedro Montes. Ambos deixaram uma mensagem de boas-vindas e de incentivo à iniciativa.

O evento contou com a especial participação do Presidente do Instituto Camões, I.P., Embaixador Luís Faro Ramos, da Diretora Regional de Lisboa e Vale do Tejo do Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P., Eduarda Marques, da Diretora Executiva da Plataforma Portuguesa das ONGD, Rita Leote, e do Comissário Bruno Pratas da Divisão Policial de Vila Franca de Xira, que ressalvaram a importância deste projeto e do trabalho desenvolvido pelas Escolas.

Pedro Luzindro entrevistou os Jovens Líderes, representantes das 10 Escolas do Concelho de Vila Franca de Xira, que partilharam uma mensagem alusiva ao ODS 13 e às mudanças que aspiram ver concretizadas. Rita Figueiras, uma jovem envolvida em iniciativas sociais pelo clima, deu uma interessante palestra, subordinada ao tema “Crise Climática: juventude, ativismo e refugiados climáticos”.

Um dos momentos mais esperados da Caminhada Global ODS aconteceu com a leitura do Manifesto em que os jovens líderes partilharam anseios e expectativas no que respeita aos desafios das alterações climáticas, na esperança de que as suas preocupações sejam atendidas pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Alberto Simões Maia Mesquita, que respondeu através de um vídeo a todas as sugestões e melhorias apresentadas pelos jovens líderes.

E porque este foi um momento de festa a organização preparou um Flashmob, em parceria com o Conservatório Silva Marques e a Escola Básica Soeiro Pereira Gomes, com a colaboração da Coordenadora Pedagógica, professora Mónica Martins. Mas a energia vivida no momento era contagiante, por isso, houve ainda tempo para uma aula de Zumba, com o professor João Condesso da Dance Life Academy.

Sob o lema “Juntos pelo Clima não há distâncias”, os jovens de Vila Franca de Xira fizeram-se ouvir, a uma só voz, pelo Planeta dando hipótese à organização de ser a pioneira, entre os restantes países europeus, na realização da Caminhada Global ODS, em modo virtual, e de se evidenciar como um verdadeiro exemplo de motivação e resiliência, deixando antever uma caminhada inspiradora já em 2021. Contamos com todos!


This website was created and maintained with the financial support of the European Union. Its contents are the sole responsibility of CARDET and its project partners and do not necessarily reflect the views of the European Union.
[Project number: CSO-LA/2017/388-223] - Privacy Policy