Decorrendo nos dias 15,16,17,21 e 22 de janeiro de 2020, neles estiveram presentes 83 jovens líderes ODS do ano 2 —  alunos eleitos nas turmas com as quais se trabalhou na fase anterior (In class Activities) e, também,  os seus 27 professores.

O plano global desta formação foi dinamizado por duas facilitadoras da AIDGLOBAL em parceria com duas técnicas do Município de VFX e  decorreu do seguinte modo:

  • Dia 15/01 (tarde) – na Escola Básica do bom Sucesso — tendo contado com a participação dessa mesma escola e da Escola Básica e Secundária de Vialonga (12 alunos e 10 professores).
  • Dia 16/01 (manhã) – na Escola Básica Pedro Jacques Magalhães — tendo contado com a participação dessa mesma escola e da Escola Secundária Gago Coutinho (27 alunos e 8 professores).
  • Dia 17/01 (manhã) – na Escola Básica Padre José Rota — tendo contado com a participação dessa mesma escola, da Escola Secundária do Forte da Casa, pertencente ao mesmo Agrupamento e da Escola Básica e Secundária D. Martinho Vaz Castelo Branco (16 alunos e 3 professores).
  • Dia 21/01 (manhã) – na Escola Básica e Secundária Professor Reynaldo dos Santos — tendo contado com a participação dessa mesma escola e da Escola Secundária Alves Redol (12 alunos e 3 professores).
  • Dia 22/03 (tarde) – na Escola Básica Soeiro Pereira Gomes — tendo contado com a participação dessa mesma escola e da Escola Básica D. António de Ataíde (16 alunos e 1 professor).

A dinâmica das ações teve como objetivo capacitar os jovens interessados e motivados para serem líderes pelos ODS, que irão, na fase seguinte, desenvolver atividades com os seus colegas, no âmbito da Semana dos ODS, e proporcionar um espaço de reflexão sobre as necessidades existentes em cada escola visando a elaboração do respetivo plano de atuação. Estes workshops centraram-se no desenvolvimento do conceito de liderança e promoveram a reflexão sobre as capacidades naturais de cada um dos alunos e o potencial da juventude enquanto agente de mudança das sociedades e do mundo. Também foram abordados os  17 ODS e, em particular, o ODS 13 — Ação Climática — que constitui o foco do trabalho, no ano de 2020.

No projeto “Walk the (Global) Walk”, financiado pela Comissão Europeia ‒ Linha de Educação para o Desenvolvimento ‒ e pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I.P, participam, a par de Portugal, a Itália, a França, o Chipre, o Reino Unido (País de Gales e Escócia), a Grécia, a Croácia, a Bulgária, a Roménia, a Bósnia e Herzegovina, a Albânia e 11 organizações da sociedade civil (OSC). Cada país está representado por um Município e uma OSC, as quais colaboram na qualidade de parceiros técnicos das autarquias.


This website was created and maintained with the financial support of the European Union. Its contents are the sole responsibility of CARDET and its project partners and do not necessarily reflect the views of the European Union.
[Project number: CSO-LA/2017/388-223] - Privacy Policy